Mudança no tempo… que venha um belo sol!

18/12/2019

105

Ia começar a escrever e fui levada às questões do curso online em que estou matriculada na PUCRS – Filosofia e Autoconhecimento: uso pessoal e profissional – que tanto me deu chão em 2019. Ao pensar em colocar como título “2019 vai se encontrar com 2020”, pensei de imediato que o presente, o sentido actual do tempo não permitiria tal encontro. Quando 2020 for inaugurado, 2019 será passado! Nem também daria para entrar na questão da medição que fazemos do tempo e outras mais que embaralhariam o real propósito deste bilhete, e que eu nem saberia discorrer! Assim, venho desejar mais simplesmente que

Que 2019 seja passado superado para aqueles que não viveram bem nele!

Que 2019 seja passado continuado em presente para aqueles que o tiveram como um bom ano na vida!

Que 2020 esteja aberto a boas e felizes vivências para todos!

Já me perguntaram por que escolhi como nome do meu blog o termo Imparidade. Eu falei nisso no momento de sua gestação, quando procurava clarear para mim mesma o seu sentido. Mas, há algo que é muito claro: a imparidade é o meu modo prevalente de viver. Como todas as realidades vividas, ela se compõe contraditoriamente. É boa e ruim, fácil e difícil, alegre e triste, rica e pobre, dura e macia… E, principalmente, ela só pode ser concebida quando se contrapõe ao termo contrário, a paridade. Por isso, mesmo que de uma forma virtual, sinto vocês como parte da minha vida já que me dão algo essencial para o ser humano: a escuta, o acolhimento do meu eu discursivo, o meu desejo de ser vista de alguma forma como uma pessoa que está no mundo. Como dizia Winnicott, Quando olho, sou visto, logo existo. Agora tenho condições de olhar e ver. Agora olho criativamente, e o que eu apercebo também percebo. Na verdade, tomo cuidado para não ver o que não existe para ser visto. Obrigada pela sua presença na humana composição aqui comigo.

E, ainda, um Feliz Natal para todos!

Observação sobre meu comentário acerca da paridade com vocês: Nunca me vi como blogueira no sentido da busca atual de um grande público. Na verdade, o encontro no mundo das ideias é algo precioso para mim porque me leva ao sentimento de pertença à humanidade, já que me sinto meio “orbital”… Mutatis mutandis, seria como o que li: “… o público que lhe interessava, que gostaria de conquistar, não era a massa de desconhecidos que enche de prazer o escritor de hoje, mas o pequeno grupo daqueles que ele poderia conhecer e estimar pessoalmente.”  Milan Kundera (A Lentidão, p.44)

Data da Postagem: 18 de Dez de 2019

Dia a dia … ou… Arte no gerúndio: Vivendo

Escrituras anteriores

[Role para baixo para ver todos os Posts da primeira página; clique em Older Posts [Publicações Mais Antigas] para prosseguir voltando no tempo das postagens]

[Clique em “Menu” para ver as Páginas – fixas – do Blog]

2 Respostas to “Mudança no tempo… que venha um belo sol!”

  1. Miriam Says:

    Gosto do seu texto, Denise!
    É sempre um mix equilibrado de sofisticado e simples.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Sônia Othon Says:

    Gostei do seu desejo de que 2020 esteja aberto a boas e felizes vivências e vejo como bastante apropriada a citação acima referida de Kundera aplicada ao seu perfil neste blog. Realmente, lhe percebo como pessoa que valoriza mais qualidade q quantidade.

    Curtido por 1 pessoa


Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.