O som de Deus

12/04/2023

164


Vou tentar calar a sua preocupação, vou tentar sossegar-lhe o espírito sobre o destino do meu:

É verdade que a palavra de Deus não pousou na minha vida como sucedeu a tanta gente. Ela, que apazigua tantas almas, que conforta tantos homens, passou ao largo da minha existência que, no entanto, não se debate no infortúnio de quem se sente não escolhido, mas, simplesmente, convive pacificamente com as incógnitas da vida.

Na verdade, acredito que na resolução dessa convivência, diferimos, não só eu e você, mas os homens ao longo de sua estada na Terra. E assim, vemos uma diversidade de religiões no tempo e no espaço, a meu ver, todas dignas de respeito.

E a palavra de Deus aí se encontra, mudando forma e conteúdo como mudaram os mares e os vales na lenta evolução geofísica do planeta. A palavra para mim – e aqui preciso ser entendida como não estando a desrespeitar uma outra visão das coisas – surge com o homem, a falar sobre uma realidade que o transcende e, por isso mesmo, inalcançável. A razão da palavra pode ser divina, mas a palavra é humana, e com sua fala o homem é um intérprete e não o reprodutor de uma mensagem cuja autoria não se reporta a outras dimensões.

Mas, se não me chegou a palavra de Deus, chegou-me o seu som. Ele está presente nas diversas expressões de vida que temos: na visão de uma palmeira contra o azul límpido do céu, na cascata da risada de uma criança, numa pintura que nos estica a fibra da emoção, na solidariedade em situações de risco de vida, no prazer de dois corpos que se encontram, na penetração vívida de uma música no nosso ser, na novidade eterna das ondas do mar, na satisfação da criação, enfim, no indecifrável fenômeno da vida.

O som de Deus é audível e eu o escuto na música do universo, sem que o encerre em palavras.

Denise Dantas

Carta – não enviada – à minha tia

18.09.91

Data da postagem: 12.04.2023

Dia a dia … ou… Arte no gerúndio: Vivendo

Visão Geral do Imparidade em:

https://imparidade.wordpress.com/tbt-posts-e-paginas-do-imparidade

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.